quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mário fora da Casinha (ou do Console)

Já falamos do Retro Sabotage AQUI, um site que faz releituras de clássicos dos vídeo games.


Esse ano, para o cartão de Feliz Ano Novo, eles libertaram o Mário, (conheçe o Mário?!¬¬).

Liberte o Mário! (Que Mário?)
Clique na imagem ou AQUI para "jogar".

É uma animação interativa, na qual você precisa libertar o Bigodudo Italiano dos limites opressivos do console da Nintendo. Quando conseguir, vai ter uma surpresa.

Nota também para a peça sobre o Missile Command(clique AQUI pra "jogar"), com uma contextualização do próprio criador, colocando que para entendê-lo você precisa saber o contexto no qual ele foi criado, em plena guerra fria!

Crítica Básica!
O que eu não entendo, é que passados tantos anos dessa guerra, a xenofobia continue tão presente nos EUA, principalmente contra países que não seguem a ideologia estipulada pela "liberdade" imperialista: Seja como nós ou sofra embargos econômicos e seja estigmatizado eternamente como inimigo.

A própria Rússia é um exemplo. Passadas décadas da guerra fria e da União Soviética, ainda hoje, gerações crescem criticando o país sem nem saber por que! Acho que a contextualização tão propalada pelo desenvolvedor do jogo deveria ser de mão dupla, contextualizando tanto as ideias estadunidenses quanto a necessidade de soberania política, econômica e ideológica de outros países!

Nenhum comentário: