sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Filmes que mudaram o mundo (ou deveriam ter mudado)

Tempos Modernos - Charles Chaplin.

Re-assistindo hoje, um filme que comprei em uma promoção no mercado por míseros R$ 9,90, lembrei  quão genial é esse ator e diretor. 



O filme, que todos no mundo deveriam assistir pelo menos uma vez, retrata a condição do trabalhador na época da Revolução Industrial (que alguns chamam de 2ª Revolução Industrial). A sensibilidade com que Chaplin aborda as questões de condições de trabalho, bestificação do trabalhador, condições de vida de grande parcela da população mundial é marcante.

Embora se passe em tempos passados, a história é absurdamente contemporânea, e retrata condições sociais pontais como a relação com a polícia (que aparece aqui de forma bastante escrachada, como segurança particular e defensora dos interesses da burguesia), as condições deploráveis de trabalho e segurança e a exploração do proletário na busca eterna pelo capital.

Além disso, as performances do artista (e dos coadjuvantes) são soberbas. Chaplin consegue fazer um humor corporal em uma mistura teatro/cinema/vaudeville, que se perdeu há muito tempo, infelizmente. As músicas e efeitos sonoros também estão a frente do seu tempo, e dão um acabamento ainda mais genial à produção.

Outra característica marcante dos filmes "Chaplinianos" é a engenhosidade como ele contorna algumas limitações técnicas da época, como a grande dificuldade de gravação e sincronização ente som e imagem, engenhosidade presente também nos aparatos que servem de cenário-ator, peças do mobiliário do filme que parecem ganhar vida interagindo com os atores.

Enfim, uma obra prima do cinema que não pode ficar sem ser vista. E pra você não ter desculpa, ela está disponível integralmente no Youtube (ou pelo menos até algum filho da puta comprar os direitos e querer tirar do ar, como já aconteceu até com o "Le voyage dans la lune" de 1907, publicado nesta postagem da Caverna). Então aproveite:


Infelizmente, não achei a versão com áudio original e esta da postagem tem vozes em espanhol, o que não reduz em nada a experiência.  

Se quiser ver mais sobre os "Filmes que mudaram o mundo (ou deveriam ter mudado)" clique na parte 1 aqui.

Nenhum comentário: