segunda-feira, 12 de abril de 2010

+ Rio de Janeiro

Recebi essa por e-mail e não pude deixar de publicar aqui, principalmente por compartilhar exatamente da mesma opinião:



"Sorriam! Apesar da tragédia, os Jogos Olímpicos estão garantidos!

Quando uma tragédia dessas proporções acontece, logo vem um povinho inconveniente querendo buscar responsáveis. O prefeito Eduardo Paes chegou mesmo a se referir a "demagogos de plantão". Interessante é que o governador Sérgio Cabral se adiantou e disse que a culpa está naqueles que insistem em morar em áreas de risco (leia-se favelados).

Essa afirmação é plenamente compreensível. Obviamente morar numa favela é questão de opção. Os residentes do Morro dos Prazeres ou do Morro do Bumba poderíam estar vivendo confortavelmente em condomínios na Barra da Tijuca, mas escolheram favelas porque curtem adrenalina. Se não morrem de bala "perdida" em operações policiais, morrem com deslizamentos de terra. Mas estes são riscos inerentes a quem adora viver perigosamente.

Todos tem culpa nessa catástrofe. A chuva, o El Niño, o aquecimento global, São Pedro, as próprias vítimas, MENOS o governador e o prefeito.

Apesar das centenas de mortos, temos mais motivos para sorrir do que chorar. Os Jogos Olímpicos de 2016 continuam garantidos."

Não sei o que me enoja mais, se a hipocrisia dos governantes da "cidade maravilhosa" ou aquele circo montado para e pela mídia (a entrevista coletiva, com o prefeito aparecendo como um general, no meio de papéis e pessoas fingindo estar preocupadas).

Os puxa sac..... secretários de governo vangloriando o prefeito, dizendo que ele mobilizou toda a frota do Rio para ajudar na limpeza e resgate (Puxa vida, que benevolente ele). Ou dizendo que ele está fazendo a coisa certa, mesmo tendo deixado de investir em obras que poderiam ter minimizado a tragédia, ou ao menos, ter investido no remanejamento de pessoas que vivem em área de risco.

É assim que acontece enchente para os governates do Rio:

--

Quanto a patética escolha da "cidade maravilhosa" para sede das Olimpíadas, não vou tecer comentários, não sei se meu pobre coração tem forçar para aguentar o ódio que imporei a ele, escrevendo sobre isso!
Saibam apenas que desde sempre fui veementemente contra, um país que não tem capacidade para resolver questões básicas como educação e saúde, comprometer-se com um evento
hipócrita como os jogos olímpicos. Milhões de R$, gastos com entretenimento passageiro, ao invés de investimentos duradouros para a população que PRECISA! Puta que Pariu!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha, sei que os governos têm sua culpa nisso, mas eu já morei e convivi com pessoas que tinham condições de sair de uma área de risco, de favelas, porém não queriam, pois alí o custo de vida era mais barato, porque são acomodados, essa é a verdade. Então, entendo o que Cabral quis dizer e apoio, pois a grande maioria quer fazer uma economia que no final acaba valendo a vida.Ainda bem que minha família teve condições, pensou diferente da maioria dos meus conhecidos e saímos de uma área de risco.

Movido a Vapor disse...

Certo, mas ai você está generalizando, exatamente como fez o prefeito do Rio!

Sua mostragem se basiea em "pessoas que você conheceu". Quantas são essas pessoas?! Elas representam todos os moradores de área de risco?!

Então, o governo (que recebe impostos PRA ISSO) deve se ausentar, por que existem alguns folgados.

Uma população inteira, que já sofre com o descaso, com os baixos salários de sub empregos (quando conseguem arranjar um) tem mais é que sofrer mesmo, por causa de alguns caras que querem economizar uns tostões (e quem não quer)?

Não entendo essa lógica de argumentação. Norbert Elias chama isso de "Pars pro toto" pegar a situação de uns e generalizar. Todos os favelados são folgados?! Todos podem viver no Copacabana Palace, mas querem economizar vivendo no meio das encostas?!?!

Concordo com você no sentido de que há gente folgada, ou desmotivada e que não quer se mexer. Mas ai a isentar ou diminuir a culpa do estado que, lembro novamente, tem em uma de suas razões de existir, a equalização das diferenças sociais, acho um pouco de exagero!

O governo tem sua parcela de culpa e deve ter coragem e ética de assumir que errou! Senão, veremos muito mais sofrimento e tragédia!

Por que, mesmo quando todos os folgados saírem das áreas de risco, ainda sobrará um bom número de pessoas fadadas a viver as mesmas tragédias que agora vemos!


Ah! Obrigado pela sua participação!
É assim que se constrói o conhecimento! Debatendo! Quem dera mais pessoas participassem argumentando assim como você! O Senhor Texugo fica feliz! ;)

Que a força do Texugo nos Ilumine!
Estamos precisando de um Solzinho não!?