quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Quake Live: Finalmente

Quake Live: Finalmente
Qualé! Clica logo na imagem ou AQUI pra jogar

É, demorou mas finalmente podemos todos jogar Quake Live à vontade!

O jogo é baseado em Quake III: Arena e segue todas as suas premissas, a não ser por um detalhe: Você pode jogar o jogo de graça, via Browser.

Opa! Espera, vamos dar uma pausa aqui para podermos, como posso dizer, degustar essas características.

1º - O jogo é de graça, gratuito, de grátis, na faixa, free of charges, etc, etc, e é claro, etc.
• Isso quer dizer que você pode jogar em qualquer lugar, a qualquer hora (quase), sem ter que pagar NADA por isso.
• Você também não precisa aguentar mensagens de patrocinadores, Google Ads, vídeozinhos e outras coisas que os jogos "de graça" geralmente tem.

Sim, gratuíto e via Navegador
Clique na imagem para ampliá-la

2º - via Browser!
• Você joga em seu navegador de internet favorito. Firefox, IE, Opera, Safari, Konqueror (tá esses dois últimos eu não sei se dá)
• O jogo, por ser baseado em uma tecnologia de una 10 anos roda em praticamente qualquer máquina, farei testes no Notebook da Caverna pra confirmar a veracidade disso, se roadar lá, roda em qualquer lugar!
• Obviamente você precisa de uma conexão de Banda Larga.

Esse é mais um exemplo de que a indústria trilha novos caminhos, o que não quer dizer que ela vá migrar para esses caminhos, mas mostra que há muita gente querendo jogar e simplesmente se divertir. Outro jogo que está no forno pra sair gratuitamente é o Battlefield: Heroes, já citado aquie na Caverna.

Faça seu cadastro: é realmente de grátis
Clique na imagem para ampliá-la



Quake Live ainda está em fase Beta. Os servidores estão cheios, existe até mesmo uma fila pra você poder entrar no jogo a primeira vez e fazer o tutorial.

Essa fila é de moer os bagos, mas vale a pena.
Clique na imagem para ampliá-la

Com o tempo esperemo que estas pequenas questões sejam sanadas para tornar a experiência melhor ainda para o jogador!

Baixe o Plugin (só pra Windows por enquanto)
Clique na imagem para ampliá-la


Prós>

• Jogabilidade excelente: Quake Live roda como qualquer Quake deve rodar: redondinho. Os Lags são poucos e a ação é simplesmente ininterrupta, pare para pensar e pau, fraguearam você! Os diversos tipos de jogos, tradicionais da série estão todos lá: Capturar a Bandeira (Capture the Flag, meu favotiro), Team Deathmatch (Time contra time pra ver quem mata mais) e Free for All (todos contra todos). Essa miscelânea de estilos garante diversão para todos e uma longevidade maior para o jogo.

• Gráficos impecáveis: Claro, não é nenhum Gears of War mas para um jogo rodando do Browser, é muito impressionante.

A taxa de quadros cai, (mas temos que dar um desconto, o jogo roda relativamente bem na minha placa de vídeo valeta: GeForce 6200 ON BOARD!). Os modelos tem texturas decentes e movimentação fluida. A modelagem deixa um pouco a desejar, mas acredite, você não vai ter tempo de reparar muito no número de polígonos do personagem do seu adversário!

Os cenários são muito bem feitos e além de bonitos são especialmente bem desenhados para tornar o jogo mais interessante. Poucas empresas fazem mapas como a ID

• Sonzera: A música é bem padrão, uns Technos que fazem bem o serviço de manter a tensão do jogo. O que se destaca mesmo são os efeitos sonoros. Desde Quake III Arena a ID, não deixa nada a desejar neste quesito.

Os personagens falam o tempo todo, gritam, soltam grunhidos. O narrador está o sempre lembrando e exaltando o que acontece no jogo. O som das armas é surreal como tudo mais no jogo.
Pelo tutorial, já da pra ter uma idéia do que aguarda
Clique na imagem para ampliá-la

Dificuldade: A ID implementou um sistema de habilidades (skills) bem interessante. Quando você faz joga contra Crash, no começo da sua vida Quakezífera, o jogo armazena o seu grau de habilidade. Assim quando você for jogar contra pessoas de verdade, o jogo tem um índice e compara seu grau de habilidade com o dos jogadores da arena escolhida.
Movido a Vapor sendo Construído
Clique na imagem para ampliá-la


Baseado nisso o Quake mesmo indica, através de ícones se aquele jogo está dentro do seu nível, mais acima ou mais abaixo. Não sei se o sistema funciona 100%, fui super bem contra Crash, mas tomei um pau Homérico jogando contra humanos, obviamente coloquei a culpa no lag ;)

Movido a Vapor e seu primeiro Prêmio
Interface do site é de primeira
Clique na imagem para ampliá-la
Mesmo assim consegui um Frag em pouco tempo:

Frag: o Céu para qualquer fã de Quake!
Movido a Vapor Destruindo!!
Clique na imagem para ampliá-la


Contras:
Na verdade, não há muito o que reclamar de Quake Live, simplesmente por que ele é um Quake. As únicas reclamações por enquanto, vão para os servidores ultramegamente congestionados e o sistema de entrada no Mundo QL. Muita burocracia, embora o registro seja fácil, ter que jogar o tutorial e esperar na fila frustra um pouco.
Isso frustra qualquer um!
Clique na imagem para ampliá-la

Além disso, há pouca inovação, fora os sistemas de habilidades, não existem novos modos ou algo que realmente inove em questões de jogabilidade. Com uma comunidade Online tao forte e com um apelo exclusivamente no modo Multiplayer a ID podia ter inovado mais

Um último fator contra, é que o jogo, por mais Web que seja, é exclusivo para Windows, o que mata um pouco a filosofia "jogue em qualquer lugar a qualquer hora". Se meu Notebook tem Linux, tomei? Quem tem um MacBook, por enquanto está fora também!

Resumo:
Gráficos: 8
Som: 8,5
Jogabilidade: 9,5
Diversão: 10

Nota Final:
9

Acima de tudo, apreciamos muito Quake Live, é um jogo divertidíssimo, gratuito, uma iniciativa louvável da ID Software. Esperamos que, com o passar do tempo, a experiência do jogo fique ainda mais positiva.

Três vivas para ID, por se aventurar em um campo inexplorado com muito sucesso:

VIVA! VIVA! VIVA!

Aprovado pelo Texugo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom review, bem detalhado com criticas construtivas, parabéns!

Movido a Vapor disse...

Aeee! Finalmente as galera participando!
Valeu pelo recado!

Estamos nos esforçando para manter as análises o mais "pseudo-neutras" possível. E também para oferecer um conteúdo diferenciado!