terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A Era do Video-Game!

O Discovery Channel lançou no ano passado (é, já estamos em 2009), uma série que fala sobre um assunto muito bem quisto aqui na Caverna: Jogos Eletrônicos, os populares Video-Games!

A Era do Video-Game: Documentário por quem Entende do Assunto
Clique na imagem ou AQUI para acessar

O documentário é muito bem feito, com a qualidade de praxe do Discovery.
Eles discorrem sobre a história, estilos de jogos, momentos da indústria e até sobre o vício nos jogos, bem completo!

Anos 70: Pixels e Mais Pixels (Gráficos fiéis)
Cique na Imagem para ampliá-la


Agora o que é de embasbacar mesmo é o Site que os caras lançaram pra divulgar o programa! Televisão paga é bom, mas ainda tem alguns inconvenientes, por exemplo, eu NUNCA consigo assistir essa porcaria de programa, por que ou eu esqueço, ou quando lembro estou fazendo outra coisa, longe da TV!

Bem, antes de o pessoal piratea... digo lançar no mercado paralelo do Youtube o programa na íntegra, o Discovery teve uma idéia que é tão instrutivo quanto o programa e é até mais divertido: Um Site-Jogo!

Nesta mistura de mídias você vai desbravando a história do Jogos de maneira cronológica, sempre imergido na jogabilidade da época, dos anos 70 com seus jogos inspirados em batalhas espaciais e seus gráficos quase abstratos até a glória do 3D no ano 2000, reproduzido quase fielmete no site (o último jogo está mais pra um estilo Isométrico).

Você ainda comanda um filho de jardineiro, ao melhor estilo Mário Bros. e seus quadrlihares de clones, e encara uma Aventura de Apontar e Clicar (Point and Click Adventure) ai melhor estilo Full Throttle Este último devo dizer, é o melhor jogo do site, MUITO parecido com os jogos da Lucas Arts que tanto divertiram legiões nos anos 90!

Anos 80: O Nascimento de uma Lenda!
Cique na Imagem para ampliá-la

O engraçado é que o último jogo, que deveria ser o mais fantástico acaba pecando em algo que a indústria também não se acerta às vezes: Gráfico demais, jogabilidade de menos.

Anos 2000: Gráficos Impressionantes, mas só isso!
Cique na Imagem para ampliá-la

Com a história fraca (tanto a do jogo quanto a da época retratada) essa "fase" do site faz você querer voltar correndo para as décadas seguintes com medo do futuro ;) Sinceramente Eu apreciava muito mais as disputas ferrenhas entre donos de SNES VS donos de Mega Drive do que as atuais notícias de viciados em MMORPGPWOEEEFLKZS!

Mesmo assim vale a visita e a jogatna até o final! A aventura é recheada de matérias e entrvistas interessantes com grandes nomes da indústria que são acessadas como bônus dos jogos! Destaque para os Chefões de fase que misturam Jogabilidade Clássica com um Quiz.

Anos 90:Esse é o melhor joguinho do Site
(e uma das melhores décadas também)
Cique na Imagem para ampliá-la

O único contra fica pra parcialidade de algumas notícias. Consoles revolucionários como N64 (tá ele não foi assim aquele sucesso, mas trouxe muitas inovações) não ganharam o destaque que mereceram, e algumas inforamções são meio dúbias, meio passadas por cima, principalmente nos últimos capítulos!

Mesmo assim Nota 9.5 pra iniciativa, muito interesasante, divertida e instrutiva.

O mais interessante, é ver um dos maiores sites de documentários dedicar uma parte relativamente grande de seu tempo para falar de uma forma de entretenimento vista com maus olhos até pouco tempo tempo atrás.

Finalmente o Video-Game está deixando de ser coisa de Nerd e assumindo seu lugar dentro da cultura e da arte humana!

Aprovado e Recomendado pela Caverna!

Agradecendo e Creditando à Movida a Ácido pela matéria

Um comentário:

Anônimo disse...

a história dos consoles de videogame em 3 minutos:
http://vimeo.com/2050495