quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Zeebo - Console Brasileiro

A Tectoy anunciou o Zeebo, o primeiro console 100% brasileiro (não, o Mega Drive 12 não foi desenvolvido aqui).

O Zeebo da TecToy: Colhões para enfrentar a crise!

O modelo de negócios é quase inovador, basicamente você ficará preso nos sistemas de compras Online, porém, através de uma conexão 3G do próprio Zeebo e não precisará pagar qualquer tipo de conexão para baixar os jogos, o que é bem interessante.

As especificações você pode ler em vários sites (vide final a matéria), por isso, vamos cortar essa parte e ir ao que interessa: As críticas construtivas.

O modelo de negócios do Zeebo parece seguir o dos jogadores casuais (pouca potência gráfica, acelerômetro - a lá Wii - no controle e jogos do tipo "Treino Cerebral"). Porém o console não pretende competir com o Wii (seria suicídio), mas capturar uma parcela menos abastada da população dos mercados do Brasil e países emergentes.

Crítica Negativa (se você é nacionalista, leia a crítica positiva antes de meter o pau nos comentários ;))

Custando R$ 599,00, acho o aparelho meio salgado para um mercado ainda não constituído no Brasil.
A cultura dos jogos anda não disseminou-se aqui como em outros países. Geralmente, quem tem grana para comprar algo mais que um Mega Drive 12, é molecada louca pra bater um GTA: San Adreas, e vai direto comprar um Playstation 2 destravado com 125 jogos no camelô. por R$ 600,00tão.
Visto que o Zeebo não tem a biblioteca do PS2 nem o poder gráfico deste, e que as pessoas que não ligam pra gráficos geralmente não ligam para video games (pelo menos ao que parece NO SETOR de consumidores que o Zeebo pretende penetrar) acho que vai demorar um pouco pro Zeebo sedimentar-se enquanto escolha nacional; resta saber se a Tectoy tem fôlego para aguentar até lá.

Além disso, acho um péssimo momento para anúncio de um console novo. Por menos Casual que o PS2 seja, ele conta com franquias que são simplesmente adoradas pelos brasileiros (Winning Eleven, GTA, etc.), o Wii conquistou grande parcela da população, e quem for comprar um Zeebo esperando uma experiência parecida pode se decepcionar, e ainda temos a crise mundial, que já influencia no preço do aparelho (era pra ser mais barato que os R$ 600,00) antes mesmo de ele ser lançado. Temos que admitir, a Tectoy tem colhões!!!

Crítica Positiva
Pra começar; admiro uma empresa brasileira que FINALMENTE vai lançar um console que não é uma réplica de um sistema internacional com design duvidoso.
Depois, devemos lembrar da estratégia Blue Ocean, aquela famosa utilizada pela Nintendo quando planejou o brilhante Wii, e que consiste no seguinte:

O mercado está saturado, todos os nichos já estão fortemente ocupados, vamos zarpar em direção a novos mares (daí o nome Blue Ocean), ou seja novos consumidores!
A estratégia pautada na idéia de sucesso da Nintendo pode dar certo. O mercado nacional não está saturado como o internacional, mas isso se deve ao fato de termos menos gente com condições de comprar um console. Console relativamente barato pra quem é Core Gamer (curte muito os jogos) temos o PS2 e o Mega Drive 12, mas o Wii está custando cerca de R$ 1600,00, um absurdo pra quem quer apenas curtir um Tennis virtual, bater uma bolinha digital ou brincar com os filhos de vez em quando. Os jogos também tem preços deveras convidativos: de R$ 10,00 a 29,90, ta certo, não são assim uns Call of Duty 4, mas que ta barato tá!

E é justamente nesse tipo de mercado que ainda não existe que a TecToy pode se dar muito bem. Se ela conseguir criar uma cultura "gamística" no brasileiro, vai desencadear uma reação em cadeia como a que a própria Nintendo inaugurou em 2007. Um novo nicho de mercado no qual a TecToy será lembrada, fixando sua marca, e preparando novos "gamers" para outros mercados. No final, vale a pena para as próprias SoftHouses investirem em um negócio que pode garantir muitos frutos nas gerações futuras.

As estratégias de longo prazo são raras no mercado de Games, mais um ponto pra Tectoy.

A parte da Experiência ao usuário final:
Os menus do console são bem parecidos com os do Wii (claramente baseados nele), ou seja, de fácil acesso. Toda a operação de compra de Créditos (ZCredits) tabém parece fácil e voltada ao nosso mercado (você pode comprar créditos até via boleto bancário, e no nicho para o qual o Zeebo é voltado, é raro encontrar alguém que use cartão de crédito).


O sistema, parecido com o do Wii: Casual Gamer na cabeça!

Toda a estrutura e os jogos são em português, chega de ficar consultando o dicionário ou fazendo cursos de inglês para descobrir aquele segredo de Resident Evil (que parece que estará no console ano que vêm) ou para entender a história de Final Fantasy XVXVVXII!

No final das contas, o mercado tende a ganhar com tudo isso, mesmo por que, o sistema de vendas é um passo para diminuir a pirataria no Brasil, algo que afugenta grandes empresas de estabelecerem modelos de negócio no país. E quem ganha mais ainda é o brasileiro, que terá mais uma opção de entretenimento relativamente acessível.

O lançamento do console está programado para o primeiro trimestre de 2009. Vamos esperar, observar e torcer para a iniciativa da eterna TecToy vingar; quem ganha somos nós!

Mas devemos lembrar a TecToy, que ela não poderá cometer erros como os da Sega, que graças a parcas campanhas de marketing e descaso com a qualidade dos jogos, viu seu mercado lentamente sendo tragado, até não restar mais consoles da Casa do Sonic!

Fontes: Outerspace; OVelho
Não deixe de conferir a entrevista com um dos idealizadores do projeto AQUI

Por Movido a Vapor
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