De cara já podemos decretar: Em nossa humilde opinião, WALL•E é o melhor longa da Pixar!
Isso mesmo, melhor que Os Incríveis, Procurando Nemo, Monstros S.A. e até mesmo melhor que o Clássico dos Clássicos: Toy Story!
Antes de fala do filme em si, gostaria de comentar sobre uma grata surpresa que tive quando fui assistir ao filme: O curta Presto!
Assim como em outros longas a seção de WALL•E apresenta um curta de animação sobre um coelho e um mágico (coelhos que saem de cartolas saca?!). O filminho é simplesmente genial, e com certeza, figura entre os melhores ad empresa de Steve Jobs também! A identidade visual, as expressões, a riqueza dos detalhes, principalmente, a animação!
Muitos tentam, mas só a Pixar consegue colocar tamanha expressividade em seus personagens! O Mago do curta em questão tem uma movimentação hilária, ao mesmo tempo precisa mas escrachada. O coelho é uma mistura de PernaLonga com Pica-pau e o filme todo tem essa atmosfera de desenho clássico dos anos 60/70/80.
Além disso, pucas empresas contam histórias como a Pixar. Mesmo sem dizer uma única palavra (praxe nos curtas), os personagens passa aspectos de pesonalidade e um humor fantástico!
Ao Prato Principal
Agora, vamos ao longa metragem em Questão: WALL•E!
Como já disse, o melhor filme da história da Pixar e provavelmente, atrevo-me a dizer, um dos melhores longas de animação da história dos longas de animação!
Tudo está quase perfeito (se fosse perfeito estragava!). A história, os personagens, as animações, o excelente trabalho do RenderMan. Simplesmente exuberante. Tanto que existem partes em que você pensa, ei, isso é realmente impossível, e aí se toca de que aquilo é uma animação futurista, e que 95% do que se passa na tela é impossível. Mas esses momentos são raros! Muito raros!
História
Como todos os filmes da Pixar, WALL•E, parece ser uma animação mais voltada para crianças. E é! Tem uma história fácil de entender, gráficos lindos e personagens simpáticos! Porém, quando levado a uma análise um pouco menos superficial, o filme se mostra um verdadeiro tratado sobre críticas socias/ambientais.
Basicamente a coisa é a seguinte: A raça humana gerou tanto lixo e maltratou tanto o planeta que a vida nele tornou-se impraticável. Assim, os humanos foram "convidados" a ingressar em um crizeiro de 5 anos enquanto a terra era limpa pelos WALL•E (Sigla para Waste Allocator Load Lifter • Earth Class ou Levantador Carregador Alocador de Dejetos • Classe Terra), pequenos robozinhos criados pela empresa B&L, uma das principais responsáveis pela cagada na terra.
No epaço, o crizeiro de 5 anos vira 700 e o resto eu não conto pra não estragar nada! ;)
Personagens
Ponto forte do Filme, os robozinhos transmitem emoções como poucos atores de cinema, mesmo limitando-se a falar palavras soltas como DIRETRIZ e seus próprios nomes!
WALL•E
O robozinho que dá nome ao filme é, como muito bem sacado pelo pessoal do Meiobit, a cara do cineasta Woody Allen. Mesmo suas expressões e trejeitos parecem ter sido capturados do cara de óculos mais neurótico do cinema.
No filme WALL•E age como um revolucionário, o único robô capaz de quastionar diretrizes e de auto consciencia. É engraçado como ele começa um verdadeiro furdunço quando, à bordo do Axiom, solta vário robôs "com defeito" (O mito da Caverna de Platão vem a mente nessa hora). Além disso, por onde passa, o Wally vai meio que acordando demais personagens do filme.
Há uma sutil crítica à burrice burocrática, quando o Robozinho Amarelo, completamente alheio às rotinas da Axiom, vai despertando sinais de criticidade em outros robôs como no caso do MO, um pequeno autômato que vive para limpar. É o seguinte, dentro da nave, os robôs devem andar em esteiras iluminadas, algo como vias de acesso específicas para eles. O problema, é que a caixa amarela penetra, insiste em sujar lugares inacessíveis por estas vias!
MO entra em conflito, até que se liberta do "paradigma social" e pula fora das esteiras, descobrindo um mundo novo! Isso acontece também com uma máquina que vive para apertar botões, até que Wally dá um simples tchauzinho com seu braço robótico para a máquina; é o suficiente para despertar dúvidas nela, a ponto de ela não parar mais de utilizar seus apêndices para a mais nova tarefa, dar tchauzinhos!
Por onde passa Wally "acorda" pessoas também. Trombando com elas, ele desvia seus olhos das telas holográficas, fazendo com que observem o mundo pela primeira vez! Ele até ajuda um casal a se conhecer neste porcesso!
EVA
O par romântico de Wally, a lina EVA é um robô destinado a encontrar espécies vegetais dentro e fora da terra. Ela é uma das primeiras a conhecer a revolução!
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Contrastando com o robozinho quadrado e "arcaico" EVA (Extra-Terrestrial Vegetation Evaluator ou Analizador de Vegetação Alienígena) é o ápice da tecnologia e do Design! Desenhada pelo Vice-Diretor de Design de produtos da Apple Johnny Ive (qualquer semelhança com os produtos da empresa NÃO é mera coincidência), e cosntruída com o que há de mais moderno em tecnologia de anti gravitação, ela parece ser o oposto total de Wally!
Concentrada em seu trabalho, ela parece o tipo de mulher moderna: segura de si, independente, corajosa. Aos poucos, depois de conhecer seu par, ela vai se soltando e aderindo ao jeito Wally de ser dando seu charme especial a dupla! Os dois formam uma das melhores duplas de anti-heróis do cinema!
Humanos
Bem, no espaço, após 700 anos andando em cadeiras flutoantes, os humanos perderam, como diria o coputador de bordo da nave, "um pouco de sua estrutura óssea": ficaram gordinhos.
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Uma coisa interesasnte que reparei, é que os gordinhos são retratados de maneira completamente diferente no filme! Geralmente caricaturizados como relaxados e antipaticos, aqui eles são extremamente amáveis e amigos. A pejoratividade não existe, e os humanos são realmente fruto de seu meio, assim simplesmente.
Confrome vão acordando para a vida real, percebe-se sua coragem e vontade de mudar. Principalmente com o capitão da nave, que mesmo sofrendo uma verdadeira lavagem cerebral para deixar que as máquinas cuidem de tudo, mostra-se extremamente heróico (quantos heróis gordinhos do cinema vocês conhecem?!?!?), salvando o dia na Axiom!
Outros robôs
Como disse, as outras máquinas, acostumadas com suas rotinas, são algo como os mantenedores da sociedade no espaço. quando Waly chega, é mandado para a oficina junto com EVA, afim de ser concertado.
Lá descobre outro robôs defeituosos. Ao tentar "salvar" seu amor (essa parte é hilária) Wally acaba soltando os malucos na nave! Com o passar do filme descobre-se que esses robôs não são tão malucos assim! Apenas enxergam o mundo de uma maneira paculiar (Mito da Caverna, sacou?!).
CUIDADO - SPOILER (REVELAÇÕES SOBRE FINAL DO FILME) Se não quiser saber coisas sobre o final, pule essa parte!!!
Uma das partes mais tristes e angustiantes do filme se dá no final, quando WALL•E perde sua memória básica, ou seja toda a autoconsciência que ele demorou 700 anos para criar, e volta a ser um autômato padrão, seguindo eternamente sua diretriz básica: Levantar Carregar e Alocar Dejetos.
É como o operário que se deu conta de sua situação, lutou por um lugar melhor na sociedade, e depois de conseguir independência crítica e intelectual, volta ao trabalho, como se escravzado pelo sistema!
A perda de vida, de expressão, é algo que dói ver em Wally! É a parte que dá vontade de chorar! Parece pior do que se le tivesse sido destruído por algum trator desmiolado da Axiom!!!!
Pronto. Já pode ler sossegado!
"Os Gráficos"
O trabalho da Pixar com o Renderman, seu renderizador particular, sempre foi brilhante. Aqui não há nehum demonstrativo técnico como pêlos macios e fofinhos ou cabelos esvoaçantes! A beleza se dá mesmo pelas fumaças volumétricas e pelo excelente nível artístico dos cenários e animações!
A movimentação dos personagens, mas principalmente do Wally, é algo espetacular, todos os desníveis são "sentidos" pelas esteiras do robô, parece que colocaram ele em um mundo virtual e controlaram por controle remoto!
As expressões "faciais" e "corporais" das máquinas é algo fantástico e dá brilhantismo ao filme. Nota dez para os animadores que colocam com orgulho: Animação 100% feita a mão! Ou seja, sem o auxílio de captura de movimentos!
Comentários Finais
WALL•E é um filme maravilhoso, tanto para quem procura uma animação inteligente e recheada de semiótica, quanto para quem quer apenas relaxar com um filme diferente e divertido.
A Pixar mais uma vez se mostra a frente de seu tempo com um enredo apaixonante e inspirado. Críticas sociais, preocupação ambiental, e um romancezinho clássico deixam o longa com cara de animação definitiva! Veremos se a Pixar vai conseguir superar essa um dia..........
Tubes:
Todo o carisma do Wally!
Trailer HD:
WALL-E e o bambolê:
WALL-E e os Headphones:
WALL-E de Verdade (garimpado no Meiobit):
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