terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O Paradoxo do Natal

É interessante o que acontece aqui no Brasil em Dezembro!

Papai Noel Brasileiro:Por que importar tanta Cultura?!
Clique na imagem para ampliá-la

É algo que eu gosto de chamar de Paradoxo Natalino Brasileiro. Pense só:

Repare nas campanhas publicitárias de Shoppings e de toda a indústria do consumo durante o natal (que vai desde começo de novembro até o dia 25!). Como é verão e a moda deve ser destinada ao nosso clima, os/as modelos vestem peças da coleção Primavera/verão 2008, ou seja, roupas frescas, leves, decotadas, próprias para o clima quente da estação do calor!

Agora note o cenário de fundo das campanhas...... Neve! Isso mesmo, neve, Branca e fofinha como ocorre em pouquíssimas cidades do país, e em Junho!! Uma "falácia cultural" que leva a aberrações como esta:

Campanhas Publicitárias: Será que a moça não sente frio?!
Clique na imagem para ampliá-la

A imagem acima, é retirada da campanha de um Shopping Center grande, espalhada por Outdoors de uma cidade!

Agora, por que neve?! É tão bom termos o natal colado com as férias de verão. Por que fazemos campanha de nossos produtos para calor com temas gelados?! Simples, falta de identidade Cultural!

Absorvemos tudo o que vem de fora, sem a menor crítica sobre aquilo que nos é passado em filmes, ou em outras manifestações midiáticas, em sua maioria controladas pela indústria estadunidense/européia.

E o pior, a culpa não é deles, é Nossa! Nossa mesmo, eles estão na deles, eles tem neve e tem que passar o fim de ano com roupas e mais roupas de inverno! Nós não, temos um clima agradável, quente, ideal para começar o ano novo, só não aproveitamos isso por que não temos uma Identidade Cultural forte!

Tudo o que é estrangeiro é melhor! Fico abismado de escutar hoje em dia: "Produto importado" como sinônimo de qualidade, mesmo com uma indústria madura e de qualidade como a nossa!

Algumas cidades Brasileiras ficam com o céu cinza o ano inteiro, quando a coisa vai melhorar, as propagandas bloqueiam o azul do céu e o substituem pelo cinza padrão: Lá vamos nós de novo, sem direito a céu aberto até Janeiro! ;)

Só podemos esperar que dirigentes invistam em educação de qualidade, não no sentido de criar mão de obra barata, mas no sentido de garantir criticidade e cultura, para que os futuros consumidores possam consumir com clareza, exigindo uma postura mais inteligente e autêntica da mídia!

Nenhum comentário: