domingo, 7 de outubro de 2007

Novo Ubuntu Chegando

A nova versão do Ubuntu, a 7.10, com codinome de Gutsy Gibbon, já está pronta para sair do forno!
Novo Ubuntu: Bom o suficiente?
Descubra Clicando na imagem ou AQUI
Para baixar a versão beta clique AQUI



Faltam apenas alguns dias para o seu lançamento. A Canonical adicionou até um contador na página:



Os especialistas da Caverna já estão testando a versão beta e tem algumas informações.

Instalação:

Novamente a instalação do Ubuntu é um passeio, você coloca o CD, inicializa o computador com ele e instala ao mesmo tempo que usa o Live CD!
Enquanto estava instalando esta versão estava conversando com o Movido a Bicuda pelo Pidgin (Mensageiro que aceita multiplas contas como GoogleTalk e MSN).

O sistema de partições automático funciona muito bem e a instalação total não requer mais que uma dúzia de cliques!

O processo é um pouco mais demorado que o do Windows, mas quando está finalizada, você tem um sistema completo, com "pacote Office" 2.3).

Gráficos:

O Gutsy Gibbon vem com o Compiz (gerenciador de janelas
com efeitos especiais) instalado por padrão! Caso sua placa de vídeo não suporte efeitos 3D ou aceleração 2D o Compiz é desabiitado automaticamente.

Compiz Rodando na Caverna: Um Espetáculo!!

Desde que adiquiri uma ATI Radeon X1300Pro, sempre tive problemas com o Compiz: A placa é incompatível com os drivers Open SOurce e com os da própria ATI!! Agora que estou usando uma NVidia GeForce 6150 as coisas andaram, mas não foi tão facilmente assim!

Primeiro para habilitar os efeitos, foi necessário habilitar os Drivers Restritos (da própria NVidia), o que tomou um certo tempo por que o sistema dizia que o gerenciador deste Driver não estava habilitado. Lá fomos nós para a internet e o console do LInux! Depois de uns 4 comandos, fiz o esquema funcionar. Pronto, o Compiz estava rodando na máquina finalente. Mas não tinha um lugar aonda gerenciar os efeitos; e a internet e o console me salvaram mais uma vez! Esse pequenos Bugs prometem ser sanados até o lançamento, espero que sim, por que na versão anterior (7.04 - Feisty Fawn) não tive estes problemas.
Enfim, é meio complicado rodar 100%, mas quando roda........ Aero fic meio obsoleto, re re re.
Além disso com o sistema de Codecs do Ubuntu, posso assistir meus vídeos sem problemas em qualquer extensão, MPEG, WMV, AVI, qualquer um é failmente reconhecido, instalado e rodado.

Som
Não tenho do que reclamar, o Ubuntu a tempos já reconhece meus drivers de som sem precisar do CD da placa mãe (diferentemente do WIndows). É instalar o sistema e escutar suas músicas favotiras.

Rede:
Mesma coisa, sem precisar dos CDS o Ubuntu já me conecta a internet! Mesmo com o Live CD consigo acessar a internet. No Windows XP ainda preciso dos CDS da NForce.

Impressão:
A grande inimiga de qualquer distribuição Linux, não foge a regra no Gutsy. Não consegui fazer minha Lexmark Z600 tirar proveito do novo instalador automático de impressoras. Creio que seja diferente com usuários das HPs!

Usabilidade:
Não, o Ubuntu ainda não está ideal. Para falar a verdade existem muitos problemas a serem sanados. São coisas simples de resolver para um usuário relativamente experiente, mas que mancham a imagem de "amigo do usuário" do Ubuntu. Um usuário totalmente iniciante, ou com experiência apenas em Windows, vai um ralar pra aproveitar o Ubuntu 100% pelo menos nesta versão Beta. O grande problema ainda é a relatividade. O funcionamento depende muito do seu Hardware: quanto mais popular for sua máquina, mais fácil o sistema funcionar beleza!
Mesmo assim, vale a pena um pouco de investimento em conhecimento.

Avaliação Final
O Ubuntu Gutsu Gibbon ainda não é o que todos esperam. Mas avançou muito em relação a outras distribuições Linux. Se você precisa de um sistema simples, para acessar a internet e usar ferramentas de escritório, então em 50 minutos, você tem um sistema perfeito. Se você quer tirar proveito de todo o potencial do Gnome, Compiz, Gerenciador de impressão, vai ter que mexer um pouco e aprender mais coisas.

Gráficos: 8.5
Som: 10
Usabilidade: 8
Estabilidade: 8

Nota Final: 8.8

O Ubuntu está se tornando extremamente atraente em muito pouco tempo. Creio que em algumas versão para frente ele já estará bem próximo ao Windows para usuário novos!

Além disso esta distribuição do LInux oferece algo que nem o Windows nem MacOS, nem outras distribuições oferecem: Novidades constantes.
A cada 6 meses, uma nova versão do Ubuntu é lançada, recheada de novidades. Novos programas, novas tecnologias, facilidades e "fru-frus". Isso prende o usuário, faz com que interaga com a comunidade, dando dicas e participando do processo de construção do sistema. Cada versão do Windows demora 5 anos para ficar pronta o Mac OS segue a mesma linha o que pode desanimar os mais afoitos pela eterna novidade.

Então, se você está pensando em migrar para o Vista ou para o Mac, de uma experimentada no Ubuntu. Creio que com um pouco de paciência (necessária para aprender qualquer sistema novo) você vai gostar do "Linux para Humanos".

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o review, me deu vontade de baixar, parabens pelos detalhes!

Igorx

Movido a Vapor disse...

Valeu Igorx. Esperamos que você goste do Ubuntu 7.10 e que tenha uma impressora HP. re re re.

Lembrem-se, os comentários de vocês são nossa motivação para continuar escrevendo!

Mandem ver ae!

Unknown disse...

Bom o ubuntu é minha distro preferida, aida mais depois que personalizei ( ficou igual ao Mac Leopard), bom sobre sua impressora eu tinha o mesmo problema, eu tenho uma lexmark Z645 que não tinha maneira de instalar.
mas lendo aqui e ali descobri um tutorial para instalar.
( agora é fácil facil....)
qualquer duvida jerri_poa@yahoo.com.br


jerri Anderson