sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Pausa para Reflexão.

Olá pessoal, gostaria agora de dar um tempo nas brincadeiras para falar de algo sério. Não se preocupem, será rápido.
Gostaria de falar sobre uma coisa que eu acho de suma importância na sociedade atual: a Criticidade.
Quando vemos um filme, lemos uma revista, acessamos um Blog, etc., estamos consumindo informação e cultura, as vezes uma cultura inútil eu sei, mas mesmo assim, cultura.
Essa cultura molda nosso caráter e nossas relações soicias, assim, não devemos consumir esta "informação culturalizada" de qualquer maneira, como um salgado de rodoviária.
Da próxima vez que for ao cinema assistir a um típico filme Holiwoodiano, assista, sem problema porém, assim que o filme acabar pare para pensar que tipo de informação você absorveu daquele filme, que tipo de mensagens ele passou (não tem nada haver com mensagens subliminares, por favor).
Por exemplo, vocês repararam que a bola da vez dos filmes, séries, desenhos animados estadunidenses são os asiáticos?! Cartéis chineses, empresários japoneses, traficantes coreanos.......
Não é teoria da conspiração não! Isso é uma coisa normal e natural: a China tornando-se a segunda maior potência econômica (e sendo pseudo-comunista!), o Japão como um dos maiores exportadores de cultura, e líder de um mercado que fatura mais que o de cinema: os jogos eletrônicos, a Coréia com seus estudos e desenvolvimento bélico nuclear. Isso deve dar muita referência para os escritores e argumentistas estadunidenses!
Não estou fazendo panfletagem da China ou do comunismo ou dos animês. Só estou dizendo para pensarmos no tipo de cultura que estamos recebendo diariamente pelos meios de comunicação e entretenimento. Até mesmo revistas Brasileirras que antes tinham um certo vínculo com a ciência (relativamente neutra), estão assumindo suas ideologias abertamente, e o pior, sendo unilaterais. A Superinteressante da qual somos assinantesaqui na Caverna, foi o estopim que me levou a escrever esta postagem! Nas últimas edições ela tem mostrado fortemente sua ideologia, nada contra isso, mas uma revista que fala sobre ciência deveria (como sempre havia feito), apresentar os dois lados da Moeda em qualquer assunto!
Leiam, assistam, consumam, esse não é um problema. O problema está em não refletir o que nos é passado. Isso nos torna gado, pronto para enfrentar o abatedouro com um sorriso nos lábios!
Preservem a dignidade.
Sejam Críticos!
Movido a Vapor

Nenhum comentário: