terça-feira, 21 de novembro de 2006

Nova Geração - 1ª Parte

Todos os peões estão finalmente no tabuleiro. A batalha está para começar.
Estou falando da batalha dos consoles da nova geração de video-games, inaugurada já no ano passado com a chegada do XBox360 e consumada agora com o lançamento do PlayStaion3 (17/11) e do Nintendo Wii (19/11).
Será uma batalha épica, devido a natureza e objetivos dos consoles.
De um lado tempos a filosofia do poder: Gráficos estupendos, tecnologia de ponta, centros de entretenimento, números e mais números. Como representantes dese lado estão o X360 (Microsoft) e o PS3 (Sony)!
Do outro está a filosofia da simplicidade, da jogabilidade, do divertimento. Aqui, quem toma a iniciativa é a Nintendo, uma das mais antigas empresas de entretenimento do mundo (mais de 100 anos - veja aqui).
Como a Caverna destina-se a usuário casual, que joga video-games por lazer, e também por ser um antigo fã da Nintendo colocarei aqui um pouco sobre o Wii, seu novo e polêmico console.
Projetos
Wii nasceu como projeto Revolution, na E3 de 2004, uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo. Até então já se sabia que a briga na próxima geração seria épica, pois já na geração passada a Microsoft entrou na briga com o X-Box, e a Nintendo ia maio mal das pernas por algumas decisões "mal tomadas" no passado. Assim, a empresa japonesa decide seguir um caminho diferente dos adversários, deixando de lado uma batalha tecnológica que provavelmente perderia (a Sony é foda em relação a gadgets e a Microsoft.....bem vocês sabem né. é a empresa mais rica do mundo).
O caminho escolhido pela Nintendo foi justamente tentar investir o máximo de dinheiro na inovação da jogabilidade do novo console, experimentos comerciais começaram a ser feitos, surge o DS, portátil com a missão de enfrentar o poderoso PSP da Sony, veja, em questão de poder é como comparar uma Ferrari à um Golzinho 2.0.
Exageros a parte, o DS não só foi bem sucedido como provou que a filosofia da Nintendo não era tão Kamikaze assim, o portátil vem batendo todos os recordes de vendas, justamente por atrair um público que ficou anos a fio a margem dos video-games: os mais velhos, os mais novos e as mulheres!
Revelations
Com o DS cada vez mais bem posicionado no mercado a BigN, finalmente começa a revelar uns poucos detalhes de seu novo console doméstico, até então conhecido como Revolution.
Em primeiro lugar, Satoru Iwata, presidente da Nintendo revela que o console não focará mais em evolução gráfica, mas que seu grande trunfo é seu controle, que inclusive é o motivo do nome Revolution. Meses de especulações depois eles finalmente liberam o que será o controle.
Uma "coisa" que parece um simples controle remotos de TV ou DVD!
Ae você olha isso e pensa, tá, mas como eu vou jgar videogames com isso, com uma mão só?!?!?!
Bem, pra falar a verdade, é com uma mão só mesmo (em alguns jogos, pra outros vcoê pode usar alguns acessórios).
Isso é possível por que o controle reconhece cada movimento realizado pela sua mão, seja de rotação, orientação espacial em altura largura e profundidade!
Bem, por essa semana é só! Mesmo porque se eu for colocar tuda a informação a erspeito do console agora a postagem vai ficar gigantesca.
Semana que vem, discutiremos os jogos e o público alvo do console!
Até lá!

Nenhum comentário: