sexta-feira, 17 de novembro de 2006

E.T. O Extra Terrestre - Os Cartuchos Condenados

Pois é, escrevendo a postagem anterior, lembrei de um vídeo que assisti há um tepo atrás, sobre o destino dos cartuchos de E.T. para Atari 2600.
O quão disso é verídico eu não sei, mas vale a pena dar uma olhada!

O fato é que, em 1982, com o sucesso do filme E.T., a Atari, detentora do melhor vido-game da época (DA ÉPOCA), criou um jogo baseado no tal filme.
Foi um negócio de quase 20 Milhões de Dólares com Steven Spielberg, para licenciar e publicar o jogo, a Warner detinha uma parcela da Atari nesta época.
Começa o desenvolvimento. O jogo deveria estar pronto para venda até o Natal, o que deu ao time de desenvolvimento........5 SEMANAS para fazer TUDO (Pra quem nunca trabalhou ou se interessou por ciclos de desenvolvimento de jogos, geralmente um prazo de 6 MESES é bastante apertado :|)!

Resultado:
• Um jogo medíocre
+
• Gráficos horrorosos
+
• Praticamente impossível de ser jogado
=
• O pior jogo de todos os tempos

Cerca de 5 Milhões de cartuchos foram produzidos, logo, quase todos estavam de volta, nem 40% do total produzido foi vendido!
Nem mesmo o famoso extraterrestre pôde ajudar o game. Assim a Atari tinha um pepino nas mãos, ou melhor quase 3 milhões de pepinos. A solução?! Confira no vídeo ai embaixo:



É isso, quem viveu esta época e curtia games, teve um período difícil no Brasil com relação ao Atari, muitos jogos ruins e caros. Pelo menos fica a memória de jogos decentes, como Pitfall, Megamania, Bobby is going Home e outros que não sofreram com o peso da indústria selvagem dos lucros acima da qualidade.


PS: Fontes mais confiáveis, reportam que os cartuchos foram realmente enterrados, porém, foram esmagados e depois cobertos com concreto, o que tornaria virtualmente impossível o clipe.
Mesmo assim é um exercício interessante de imaginação ;).

Nenhum comentário: